O advento da internet possibilitou uma maior aproximação entre marcas e consumidores, facilitando a comunicação entre ambos de uma forma nunca antes vista. A posição passiva vista em veículos de massa como TV, rádio, jornais e revistas ficou pra trás.

Contudo, se no passado o diálogo acontecia de um ponto para outro, reforçando a teoria do emissor e receptor, atualmente a realidade é bem diferente. Por terem acesso a qualquer tipo de informação, facilitada pela rede mundial de computadores, milhares de pessoas passaram a decidir quais produtos e serviços consumir.

Neste cenário, a fidelização de clientes se torna uma estratégia indispensável para a sobrevivência de qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Mas aí surge uma pergunta: como fidelizar um cliente e transformá-lo em um evangelizador da minha marca? Qual é a melhor maneira para conquistar a confiança do meu cliente e mantê-lo interessado nos meus produtos e serviços por mais tempo?

Nos próximos parágrafos, vamos responder essas perguntas, além de dar algumas dicas valiosas para renovar o relacionamento e fidelização com seus clientes de modo que vocês mantenham viva a parceria conquistada e consolidada ao longo do tempo que decidiram unir forças. Acompanhe!

1 – Atendimento em primeiro lugar

Mais do que simplesmente saber atender ao telefone ou realizar uma chamada via Skype, o atendimento demonstra que existe um desejo por parte da empresa/companhia/marca em entender as necessidades dos seus consumidores.

De nada adianta ter uma equipe de atendimento à disposição se a mesma não está por dentro do business. Além de transmitir uma imagem de amadorismo, uma comunicação falha tende a gerar resultados negativos a curto e médio prazo.

Para evitar esse cenário catastrófico, capacite seus colaboradores, oferecendo treinamento e qualificação constante, de modo que eles se habituem com a realidade do negócio. Se possível, entre em contato com os clientes e sugira um treinamento presencial em um das unidades da empresa parceira. Depois disso, o alinhamento de metas e processos se tornará muito mais natural e dinâmico.

2 – Organize processos

No posição de gestor é imprescindível que você saiba como organizar processos internos em relação ao trabalho com seu cliente. O uso de planilhas, por exemplo, facilita tanto a visualização de resultados quanto a ordenação de tarefas que ficarão sob responsabilidade da sua equipe.

Em uma estratégia de inbound marketing envolvendo marketing de conteúdo ou links patrocinados isso pode se tornar bastante útil e vantajoso, já que demonstra cuidado, zelo e organização interna entre as áreas envolvidas na aquisição de resultados.

3 – Mantenha contato constante

Estar sempre à disposição para esclarecer dúvidas, alinhar estratégias, sugerir processos e marcar reuniões é um dos principais diferenciais de quem pretende aprimorar a fidelização do cliente.

Imagine como seria embaraçoso para você se ninguém da sua equipe estivesse disponível para resolver uma crise que surgiu próximo do final do expediente?

Caso não tenha os conhecimentos necessários para ajudar o cliente, a presença de um ou mais funcionários pode ajudá-lo em um momento delicado, que pode se transformar na solução de um problema e também na construção da confiança e credibilidade entre você e seu cliente.

4 – Ofereça serviços e produtos de qualidade

Ao demonstrar preocupação em garantir o melhor serviço, solução ou produto, a sua empresa mostra que deseja o crescimento e consolidação da marca do cliente em questão no mercado. Para se diferenciar das demais companhias, é necessário oferecer uma experiência personalizada que em alguns casos pode exigir a cooperação de um parceiro.

No caso da Compre Clicks, houve a necessidade de criar o Pro Ecommerce Group, que consiste no trabalho conjunto de marketing digital oferecido pela nossa agência, aliado aos processos de implementação e construção de layout para lojas virtuais, feito pelo nossos parceira da Quatro Digital.

Ao reunir expertises destas duas empresas, foi possível entregar uma solução completa em termos de resultados concretos para nossos clientes, o que ajudou muito na fidelização dos nossos clientes.

5 – Foque em um segmento, mas não se prenda apenas nele

Ter um foco definido ajuda e muito o direcionamento de estratégias para fidelizar clientes. Em uma empresa que precisa crescer rapidamente e entrar em um mercado de nicho, essa escolha é essencial para garantir a sobrevivência.

Com o passar do tempo e a consolidação do negócio, já é hora de observar o mercado e dependendo do seu direcionamento, focar em novas frentes com o objetivo de se adaptar à novos caminhos.

Aqui, na Compre Clicks, nosso foco está direcionado em lojas de e-commerce, mas já estamos vislumbrando novos clientes não necessariamente ligados ao segmento. Além de explorarmos novos caminhos, aproveitamos para sair da zona de conforto e adotar novas soluções para atender às expectativas do mercado.

Agora que você já aprendeu algumas dicas de como investir na fidelização de clientes, aproveite para continuar sempre bem informado marketing digital, conferindo nossos artigos sobre marketing de conteúdo, trade marketing e google shopping.