Em tempos de comunicação virtual e impessoal, o e-mail marketing ainda busca se reinventar em meio a um mercado dominado pelas redes sociais e mídias digitais  

No início dos anos 90, a internet ainda dava seus primeiros passos, com uma estrutura básica em que as páginas da internet apresentavam poucas informações a respeito de um determinado assunto. O e-mail ou e-mail marketing, evolução direta deste último, ainda era bastante primitivo, porém já despontava como um mensageiro eletrônico bastante útil e vantajoso para o dia a dia de usuários domésticos e profissionais de TI.

Quase 30 anos depois, está ferramenta de comunicação de marketing se tornou parte da rotina de profissionais das mais variadas áreas, em especial, do ramo do marketing digital.

O e-mail marketing rapidamente foi incorporado às estratégias de comunicação das empresas, que perceberam o potencial que ele poderia proporcionar para seus negócios. Lojas de e-commerce são um exemplo bastante ilustrativo desse cenário.

A partir do uso de um formulário em que os consumidores informam seu e-mail pessoal ou corporativo, todo um processo de disparo de e-mail marketing, configurado para ser enviado para uma lista e-mail marketing segmentada.

Contudo, apesar de todo esse potencial, o e-mail marketing ainda é pouco explorado pelas empresas em termos de gerar relacionamentos mais consistentes e duradouros entre organizações e consumidores.

Como cada um possui um determinado perfil de consumo, diferentes hábitos de vida e formas distintas de interagir com marcas e empresas, este tipo de correio eletrônico precisa ser desenvolvido levando em conta dois princípios básicos: a linguagem de abordagem e sua aparência estética, isto é, o seu layout.

Para guiá-lo nesta jornada e aproveitar todos os benéficos que esta ferramenta de marketing pode oferecer para o seu negócio, nos próximos parágrafos você vai entender como surgiu o e-mail marketing, quais são as ferramentas de disparo mais conhecidas e eficazes e como usá-lo para promover outras estratégias de marketing. Vamos nessa!

Índice

1) História da internet e do e-mail como ferramenta de comunicação acadêmica, corporativa e pessoal

2) Disparo de e-mail marketing: passo-a-passo para fazê-lo sem erro

3) As melhores ferramentas para a sua estratégia de e-mail marketing

  • Mailchimp
  • Infusion Soft
  • Optin Monster
  • Hemingway App
  • AWeber
  • org
  • Vertical Response

4) Como contratar uma empresa focada em e-mail marketing

 

1) História da internet e do e-mail como ferramenta de comunicação acadêmica, corporativa e pessoal

www2


Para entender como o e-mail marketing surgiu primeiro precisamos voltar algumas décadas no tempo, mais precisamente para o nascimento da internet, na sua forma mais básica e primitiva. Em 1957, em plena Guerra Fria, havia o temor de que um confronto entre Estados Unidos e União Soviética pudesse interromper a comunicação no continente americano. Diante disso, cientistas norte-americanos decidiram apostar na Arphanet, (Advanced Research Project Agency) rede de armazenamento de dados, para manter a comunicação em funcionamento.

A ideia era armazenar todos as informações possíveis de forma virtual, evitando, assim, que um possível ataque da União Soviética danificasse a estrutura física até então vigente no território americano.

Devido à limitação de recursos, primeiro optou-se por ligar apenas algumas universidades e centros de pesquisa entre si. A Universidade da Califórnia e de Santa Bárbara, além do Instituto de Pesquisa de Stanford e a Universidade de Utah.

Mesmo com uma distância de 650 quilômetros entre a Universidade de Los Angeles e o Instituto de Pesquisa de Stanford, a ARPA foi bem-sucedida durante a transmissão da sua primeira mensagem por meio da sua própria rede virtual.

Mais tarde, mais especificamente no ano de 1971, quando a internet já estava mais desenvolvida e estável em relação ao seu envio e recebimento de informações, o engenheiro Ray Tomlinson trabalhava no que viria a se tornar o correio eletrônico ou e-mail.

Apesar dos avanços dos últimos anos, ainda faltava um sistema que integrasse toda a rede da ARPANET, Ray apostou na combinação de um aplicativo denominado SNDMSG, responsável por trocar mensagens, com um protocolo de transferência de arquivos conhecido com CYPNET.

Contudo, o e-mail como ferramenta de uso comercial, voltada para alavancar vendas só deu as caras a partir de 1978, quando Gary Thuerk, mais conhecido como o “Pai do Spam” enviou uma espécie de e-mail marketing divulgando um computador chamado Decsystem-20 para quase 600 usuários presentes até então na Arpanet.

Como se era de se esperar, a reação dessa parcela de pessoas ao receber o “e-mail promocional” não foi nada receptiva, pois a enxurrada de e-mails enviados ao mesmo tempo foi considerada uma prática de spam.

Mesmo quase 40 anos depois, este tipo de correio eletrônico indesejado ainda é disseminado com frequência, só dessa vez acompanhados de programas e extensões maliciosas transvestidas de hiperlinks como vírus.

Para evitar a disseminação dessa prática tão nociva tanto para quem deseja aproveitar todos os benefícios que o e-mail marketing pode proporcionar quanto para quem deseja receber correios eletrônicos cada vez mais alinhados com suas necessidades de consumo, preparamos, logo abaixo, um tutorial bastante esclarecedor de disparo de e-mail marketing para o seu segmento de e-commerce. Confira!

2) Disparo de e-mail marketing: passo-a-passo para fazê-lo sem erro

email-marketing3

Com o e-commerce a todo vapor no comércio varejista brasileiro, o e-mail marketing ainda desponta no horizonte como uma ferramenta de comunicação de marketing indispensável para criar relacionamentos entre empresas e consumidores.  No entanto, grande parte das empresas que querem inserir o correio eletrônico para gerar receita para seus clientes ainda cometem o grave erro de não investir em um planejamento prévio de disparo de e-mail marketing. O empresário e administrador de empresas, Leandro Gorzoni, 32 anos, fundador da Compre Clicks, agência de marketing digital de resultados, conhece de perto essa realidade. À frente das operações da Compre Clicks há 6 anos, Leandro tem implementado o e-mail marketing na rotina dos seus clientes, a maioria pertencente ao segmento de e-commerce.

Segundo ele, o grande lojista, diferentemente do pequeno, possui uma visão mais ampla em relação ao correio eletrônico para as vendas online.

“O pequeno lojista online não usa ambos [e-mail marketing e redes sociais] ao mesmo tempo, até porque não tem os recursos necessários para fazer isso. O grande lojista de e-commerce, pelo contrário, já possui uma visão mais consolidada do produto e da lucratividade que ele pode entregar”, avalia o empresário.

Esta mesma visão de negócio citada por Leandro vem sendo implementada também por novos empresários de segmentos extremamente específicos do e-commerce.

Por pertencerem à uma geração mais habituada com as mudanças tecnológicas proporcionadas pela internet, esses lojistas online se destacam dentre os demais ao adotarem o behavioral targeting (BT) em conjunto com o e-mail marketing.

A partir de uma análise do comportamento de navegação do consumidor na internet é possível criar estratégias que atinjam este tipo de público, mais conhecido no jargão do marketing, como personas. Esta é, com certeza, uma das mais maiores vantagens de trabalhar com behavioral targeting na sua estratégia de disparo de e-mail marketing.

Com os motores de busca cada vez mais inteligentes, todos nós acabamos deixando rastros durante nossas pesquisas por produtos e serviços. A linguagem que usamos na rede, os sites que mais visitamos e produtos e serviços mais comprados são alguns dos elementos que compõem nosso perfil de consumo na internet.

Aí reside uma oportunidade para que as empresas de e-commerce se aproximem de nós, oferecendo, através do e-mail marketing, produtos e soluções mais condizentes com nossos hábitos particulares de consumo.

Reunidas essas informações, agora vamos para a próxima etapa que consiste na filtragem de todos estes perfis e elaboração de uma lista de e-mail marketing segmentada, sempre levando em consideração os estágios em que estes consumidores se encontram no funil de vendas.

  • id=”Criando”> Criando listas de e-mail marketing

criando-email-marketing-lista4

Como fatores externos (tendências, modas) e internos (influência de amigos, conhecidos, celebridades e familiares) tendem a provocar mudanças nos perfis de consumo dos usuários na rede, criar uma lista de e-mail marketing se torna uma tarefa bastante desafiadora

Contudo, ao mesmo tempo que esse universo de personalidades e características diferentes cria desafios para o profissional de marketing, ele também proporciona o desenvolvimento de listas segmentadas de e-mail marketing criativo.

Existem diversas formas de expandir e segmentar sua lista de e-mail marketing. Dentre elas podemos citar palestras, workshops, reuniões corporativas e networking em redes sociais como o LinkedIn, por exemplo.

A probabilidade de trocar cartões e contatos profissionais em cada uma dessas situações é bastante significativa, o que é expande consideravelmente as possibilidades de criar listas personalizadas de e-mail marketing.

Também é possível aplicar a mesma estratégia no e-commerce de modo a conhecer melhor sua base de consumidores. A partir da implementação de newsletters e do envio de formulários a fim de descobrir quem são seus prospects, como gastam seu tempo livre, com o que trabalham, seus hábitos de vida e consumo, hobbies, entre outras informações que julgar relevantes para o seu disparo de e-mail marketing.

Com estes dados recolhidos e armazenados, fica a critério do profissional de marketing optar por duas modalidades de listas: lista de e-mail marketing estática e lista de e-mail marketing dinâmica.

Mais comum e presente no cotidiano das empresas, a lista de e-mail marketing estática é aquela destinada para quem prefere ter um controle e gestão mais próximo dos seus novos contatos. No entanto, como este tipo de lista requer uma atualização e acompanhamento constante por parte da empresa, ela tende a ser menos vantajosa a médio e longo prazo.

Como forma de contornar esse inconveniente e tornar esse processo mais dinâmico e automatizado, poupando tempo e gastos desnecessários de recursos, as listas dinâmicas de e-mail marketing foram criadas.

A partir de uma série de ajustes pré-definidos pela empresa, é possível incluir, excluir e segmentar novos contatos à medida que eles surgem e interagem com o site da empresa, principalmente se ele for um e-commerce.

A lista dinâmica para marketing ainda conta com a vantagem de oferecer a possibilidade de acrescentar ferramentas de marketing ao seu gerenciamento com o objetivo de automatizá-la mais facilmente.

Contudo, de nada adianta automatizar todas as suas estratégias de disparo de e-mail marketing se sua equipe de marketing não concentra algum no desenvolvimento da linguagem e do conteúdo textual de cada e-mail marketing gerado.

  • Como trabalhar o texto do seu e-mail marketing

    email-maketing5

Elemento presente em todos os tipos de e-mails, o conteúdo possui um papel extremamente importante na estrutura do correio eletrônico para os negócios.

É através de um texto de e-mail marketing bem elaborado com uma linguagem clara e acessível que a empresa, no caso, a loja virtual poderá atrair aquele potencial que havia manifestado interesse em um determinado produto.

Além disso, como já dissemos anteriormente, cada consumidor possui um perfil que o distingue dos demais. Por isso, é preciso tomar bastante cuidado com a forma como você direciona uma mensagem para um indivíduo em especifico.

Pode parecer óbvio em um primeiro momento, mas um executivo de uma multinacional na casa dos 50 anos está acostumado com uma abordagem mais séria e sóbria, enquanto que o um jovem, de 20 e poucos anos se identifica mais com uma linguagem informal, mais próxima do seu cotidiano.

Portanto, antes de sair escrevendo o seu e-mail marketing sem nenhum critério em mente, faça as seguintes perguntas para si mesmo: Quem é o meu target? O que ele procura em termos de informação sobre aquele produto? Em quais canais ele passa a maior parte do tempo? Qual cargo ele ocupa atualmente na empresa em que trabalha?

A partir das respostas para estes questionamentos, você já informação suficiente para desenvolver um perfil inicial do seu cliente e ajustar seu título, corpo do texto e até os calls to action do seu e-mail marketing criativo de forma gerar mais engajamento e conversões na loja online.

Ao trabalhar o funil de vendas do começo ao fim, você cria e mantém esse relacionamento entre a loja virtual e o consumidor sempre vivo.  Leandro Gorzoni reitera essa afirmação, principalmente quando o marketing de conteúdo entra em ação no e-mail marketing.

Por se tratar de uma estratégia bastante específica [trabalhar com e-mail marketing e marketing de conteúdo ao mesmo tempo ], você precisa criar uma régua de relacionamento com esse indivíduo. Vamos supor que você tenha uma loja de café. No primeiro disparo, você fala da origem do café. Já no segundo, você fala sobre tipos de café. No terceiro, como preparar um bom café. Quarto disparo, você vende o seu café”, exemplifica o empresário.

Além do texto do e-mail marketing, ainda há outro fator que contribui para a sua eficácia como o layout/template em que ele está inserido. A linguagem visual adotada pela empresa no naquele e-mail marketing específico também é levada em consideração pelo leitor.

  • Como criar um template email marketing

templante-email-marketing

Considerada a “cereja do bolo” do e-mail marketing, o template email marketing é o responsável por criar uma identidade para esta forma de correio eletrônico. Um bom começo é apostar na identidade visual da sua empresa (as cores, tons e formas que representam o seu negócio).

Contudo, manter essa estratégia ativa por muito tempo pode se mostrar um tiro no pé, porque apesar do manual de identidade da sua empresa ser bastante útil para o desenvolvimento de um template de e-mail marketing, ele não deve considerado a sua única fonte de consulta.

O primeiro passo para a criação de um e-mail template é a escolha da paleta de cores, que irá compor o layout do e-mail marketing. Cores claras quando trabalhadas com cores escuras costumam criar efeitos bastante interessantes tanto para o texto quanto para o layout e-mail marketing.

O segundo está relacionado ao horário do dia em que o disparo de e-mail marketing será realizado. Dependendo do ambiente em que o remetente estiver, seja sob a sol do sol ou deitado na cama com as luzes apagadas, a elegibilidade do e-mail marketing ser a mais prazerosa possível.

Por último, mas não menos importante, o template e-mail marketing precisa ser elaborado do ponto de vista responsivo, ou seja, na forma como ele se adapta à diferentes dispositivos, como tablets, smartphones, computadores, notebooks, entre outros gadgets.

Segundo pesquisa realizada pela Mobi Pronto, 62% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis e 70% dos consumidores deletam e-mails não responsivos. Esses percentuais reforçam ainda mais a importância que um e-mail marketing bem trabalhado e otimizado possui sobre uma campanha de e-mail marketing.

  • Analisando seus disparos de e-mail marketing (métricas)

metricas

Mas como saber se o disparo de e-mail marketing foi bem-sucedido? Neste caso, para não ficar no escuro, sem parâmetros para analisar suas ações com poderosa ferramenta, existem algumas métricas bastante importantes que vão orientar a tomada das próximas decisões.

Uma série de taxas são consideradas a partir do momento em que uma campanha de e-mail marketing é criada e implementada: taxa de crescimento, taxa de inativação, taxa de clique, CTR, taxa de descadastro, taxa de hard bounce.

A taxa de crescimento, como o próprio nome diz, consiste no aumento da sua base de novos leads, isto é, dos potenciais clientes atraídos por alguma das suas ações prospecção (cadastro de newsletter ou preenchimento de formulários, por exemplo). Se a sua lista de e-mail marketing segmentada continha 50.000 leads e agora tem 80.000, você teve um crescimento de 30% no seu mailing de e-commerce.

A medida que essa porcentagem cresce, maiores se tornam as chances de você prospectar e reter mais clientes, pois, por terem chegado recentemente à sua base, sabem pouco sobre o seu negócio, criando uma oportunidade para a sua empresa se apresentar propriamente através do e-mail marketing criativo.

Já a taxa de inativação serve para que você acompanhe quais leads deixaram de criar engajamento com a sua empresa, realizando ações valiosas para o seu negócio, como o download de um e-book, assinatura de um newsletter ou, em casos mais graves, deixar de abrir seus e-mails marketing.

Apesar de ser uma métrica pouco confiável, a taxa de abertura de uma campanha de e-mail marketing ainda é considerado um indicador valioso para a realização de testes A/B, técnica usada para descobrir quais ações do seu e-commerce estimulam engajamento dos clientes e quais não causam nenhum tipo de efeito.

Da mesma forma que ele pode ser útil para melhorar vários aspectos estruturais de uma loja virtual, o teste A/B também pode ser implementado na otimização do disparo de e-mail de marketing.

O próprio Google oferece na sua plataforma uma ferramenta de teste A/B para e-commerce denominada Google Analytics Content Experiments. Com ela é possível comparar o desempenho de duas mais páginas, receber notificações sobre os testes, escolher um percentual a partir de uma amostra para análise, entre outras configurações.

Assim como a taxa de abertura, a taxa de clique representa o número de cliques que uma campanha de e-mail marketing recebeu em um determinado período. Como é uma métrica bastante simples e que não oferece muitas informações determinantes, a taxa de clique só ganha força quando está acompanhada do CTR (Click-Through rate).

Resultado da divisão entre clique e abertura do e-mail marketing, o CTR é calculado com base número de cliques (vezes que um botão no e-mail foi aberto, no caso) dividido pelo número de impressões (quantas vezes um e-mail teve seu conteúdo visualizado).

É através do CTR que você saberá se a sua campanha de e-mail marketing foi relevante para seus potenciais clientes e se a segmentação foi de fato bem elaborada.

A taxa de descadastro, por outro lado, se torna uma métrica útil a partir do momento em que ela sinaliza quantas pessoas saíram da sua lista de e-mail marketing.

Com estes dados em mãos, você saberá se houve problemas no conteúdo ou até mesmo na frequência de envio dos e-mails marketing e assim poderá fazer os ajustes necessários para corrigir suas campanhas de e-mail marketing e torná-las ainda mais rentáveis.

Por último, a taxa de hard bounce mostra quando um e-mail marketing foi rejeitado pelo servidor do destinatário. Sabe aquela clássica mensagem “The recipient was rejected by the server”? Pois então, existem alguns motivos que levam ao seu surgimento. Os mais comuns são: o endereço de e-mail do destinatário não existe, o domínio não existe e, em último caso, o servidor de e-mail do destinatário barrou o recebimento daquele correio eletrônico.

A recomendação para evitar hard bounces constantes é remover os e-mails presentes naquela lista de e-mail marketing segmentada. Dessa forma, você otimiza melhor suas campanhas de e-mail marketing¸ filtra os e-mails válidos, separando-os dos inválidos, além, é claro, de fazer envios mais assertivos e eficazes.

Para auxiliá-lo no acompanhamento dessas métricas listadas acima e avaliá-las de forma integral e homogênea para direcionar os seus disparos de e-mail marketing segmentado, abaixo você confere algumas ferramentas de disparo de e-mail marketing que podem ser bastante úteis para as suas campanhas de e-mail marketing. Siga conosco!

3) As melhores ferramentas para a sua estratégia de e-mail marketing

email-marketing3

 

Após realizada todas as etapas de criação do e-mail marketing, incluindo o desenvolvimento e filtragem da sua lista de e-mail marketing segmentada, agora é hora de fazer os disparos para sua base de contatos.

Contudo, para que todo o trabalho anterior não vá para o ralo, é importante escolher as melhores ferramentas de disparo de e-mail marketing. Como cada uma delas trabalha em um ponto específico, recomenda-se que sejam usadas em conjunto para resultados mais expressivos para as vendas do seu e-commerce.

  • Mailchimp

Um dos motivos para o Mailchimp figurar no topo desta lista é a sua versatilidade e flexibilidade de uso para a criação, desenvolvimento e disparo das suas campanhas de e-mail marketing.

Por ser uma ferramenta de fácil manuseio e configuração, o Mailchimp se torna perfeito para quem não possuem profundos conhecimentos em programação e design. Sua interface, clean e intuitiva, facilita a organização da sua lista de e-mail marketing segmentada.

A possibilidade de escolher dentre diversos modelos diferentes de templates para e-mail marketing poupa bastante tempo na hora de realizar um disparo de última hora para uma determinada base de contatos.

A programação dos horários de envio das caminhas de e-mail marketing também é outro destaque desta ferramenta de disparo de e-mail marketing. Com o Mailchimp, você não vai precisar passar horas e horas em frente ao computador enviando e-mails. Basta programar os horários que as listas serão enviadas e ir acompanhando os resultados à medida que eles forem surgindo nos gráficos de análise.

Por falar em estatísticas e números, o Mailchimp ainda apresenta dados relevantes para mediação a efetividade dos disparos das suas campanhas de e-mail marketing, como quantidade de cliques recebidos, contatos que abriram aquele determinado e-mail, tempo da última abertura realizada etc.

Assim como a automatização de disparo de e-mail marketing, os gráficos de análise oferecem um panorama bastante esclarecedor para a continuidade ou não de uma campanha de e-mail marketing.

Por fim, está a importação de listas de e-mail que facilitam a organização do mailing segmentado. Caso você use o Excel para organizar suas listas de e-mail marketing, basta subir o arquivo no formato CSV. A partir daí, será criada e automaticamente organizada uma coluna com nome, contato, entre outras informações relevantes dos seus prospects e leads.

  • Infusion soft

Desenvolvido para ser uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), o Infusionsoft que atua como potente gerenciador do relacionamento com seus clientes por meio da automatização e organização de processos. Esta vantagem é bastante bem-vinda na hora de automatizar suas campanhas de e-mail marketing.

Com o Campaign Builder, por exemplo, você pode produzir suas campanhas sem precisar de muitos conhecimentos técnicos para isso, além de criar landing pages e organizar seu mailing de clientes.

Recomendado para plataformas de e-commerce, o Infusion soft tende a oferecer diversas vantagens tanto para como você apresenta seus produtos na página inicial da sua loja online quanto para a forma como a jornada de compra até o carrinho é feita.

Mais do que apenas uma ferramenta de CRM, o Infusion soft, quando bem usado pela loja de e-commerce, pode proporcionar melhorias significativas nas suas ações de marketing voltadas para compra e aquisição de produtos e serviços.

  • Optin monster

Convenhamos que para criar uma campanha de e-mail marketing assertiva, que gere bons frutos do ponto de vista de retorno e conversão, primeiramente é necessário ter uma base de contatos sólida, de qualidade.

Levando em conta essa premissa, o Optin Monster faz a lição de casa com maestria. Seu destaque fica por conta dos formulários personalizados, em que você consegue controla e otimiza a captura dos seus leads a partir de ações específicas tomadas por eles.

Este é um meio válido para antecipar ações comuns dos seus potenciais clientes, como abandono de carrinho, principalmente após um longo período de inatividade do consumidor no site.

Esta ferramenta de geração de leads possibilita a implantação de pop-ups em páginas específicas de e-commerce, auxiliando assim na captura de leads e no crescimento do seu mailing segmentado.

Imagine um potencial cliente levando o cursor do mouse dentro do seu site e, de repente, surge um pop-up oferecendo um cupom de desconto para aquela linha de produtos que visitou? Com certeza, isso chamaria a atenção dele e aumentaria exponencialmente as chances de uma conversão, como uma captação de e-mail.

  • Hemingway App

Apesar da automação não ser o seu forte, o Hemingway App possui uma função simples, porém extremamente vantajosa para quem quer manter uma linguagem mais simples e objetiva com seu público.

Com essa ferramenta de marketing online, você poderá adequar o tamanho do texto do seu e-mail marketing de modo que a leitura seja a mais leve e fluida possível.

Frases muito longas, assim como parágrafos extensos são rapidamente identificados através dessa plataforma, que logo aponta as mudanças necessárias para melhorar a leitura e tornar as suas campanhas de e-mail marketing mais personalizadas e qualitativas.

Com inspiração no estilo de escrita do famoso escritor norte-americano, Ernest Hemingway, o Hemingway App parte da mesma premissa de que o e-mail marketing deve ser sempre conciso, simples e, acima de tudo, ter uma leitura fluida.

O Hemingway App identifica, por meio de um algoritmo, se há uso de voz passiva, se as sentenças estão muito longas, com excesso de advérbios e vocábulos muito elaborados. A partir daí o redator do e-mail marketing criativo começa o trabalho de revisão do texto, a fim de torná-lo mais enxuto e objetivo.

O que deve prevalecer, segundo os criadores da ferramenta, é o diálogo direto entre o interlocutor e o leitor, sempre baseado na simplicidade da mensagem que vai ser transmitida.

  • AWeber

Quando o assunto é organização e automação de processos, ainda mais se tratando de e-mail marketing, o Aweber é uma excelente aliado no disparo de campanhas de e-mail marketing.

Ao captar e gerir listas de mailing, esta ferramenta de e-mail marketing rapidamente se tornou referência entre profissionais que possuem uma grande base de contatos, querem uma ferramenta que possibilita alta personalização e estão habituados a trabalhar na nuvem.

Por trabalhar exclusivamente na nuvem, o Aweber sai na frente dos concorrentes, pois para usá-lo não é preciso instalar nada no seu sistema operacional, tampouco fazer implementações no seu host.

Uma das principais vantagens dessa ferramenta de disparo de e-mail marketing é o envio de campanhas pré-programadas (follow up), que consiste em um acompanhamento através do disparo de e-mail marketing segmentado para uma base específica de clientes, sempre levando em consideração seu perfil e hábitos de consumo.

  • org

Apesar da sua aparente simplicidade, o Isvalid.org é uma ferramenta de e-mail marketing bastante útil e promissora do ponto de vista mercadológico. Com ela, você pode comparar os resultados das suas campanhas de e-mail marketing, além, é claro, analisar a porcentagem de conversões realizadas para cada ação definida.

Por meio de gráficos e estatísticas em tempo real, você consegue mensurar a evolução das suas estratégias de disparo de e-mail marketing segmentado através do Isvalid.org. Caso você perceba que uma campanha de e-mail marketing criativo não tenha gerado os resultados esperados, é possível corrigir e ajustar os pontos que devem ser melhorados. Neste caso, o famoso teste A/B entra em cena, auxiliando no desenvolvimento de e-mails marketing mais assertivos e eficazes.

  • Vertical Response

Desenvolvida para profissionais que desejam enviar newsletters, e-mails de respostas e e-mails promocionais, o vertical response se posiciona como uma ferramenta de e-mail marketing indispensável para uma empresa focada no segmento de e-commerce.

São diversos templates de Newsletters e e-mails marketing segmentados de apresentação de produtos que podem ser personalizados de acordo com o objetivo e necessidade do momento. O vertical response também permite configurar autoresponders que podem aproximar a empresas de um possível novo cliente interessado nos seus produtos ou serviços, por exemplo.

O plano gratuito dessa ferramenta de e-mail marketing criativo permite o disparo de até 4 mil e-mails marketing para uma base de mailing segmentado de, no máximo, 300 contatos

4) Como contratar uma empresa focada em e-mail marketing

empresa-email-marketing

Apesar de existirem dezenas e até milhares de empresas que trabalham com e-mail marketing, poucas realmente conseguem desenvolver estratégias assertivas e eficazes para gerarem resultados consistentes a curto, médio e longo prazo. Diante desse cenário em que a maioria promete entregar muito, mas, na verdade, acaba falhando e desperdiçando recursos importantes, a Compre Clicks se posiciona como uma agência multi service diferente, baseada na geração de resultados. Contamos com uma equipe de profissionais extremamente qualificada, dividida em três grandes frentes: SEO, Links Patrocinados, Redes Sociais e, é claro, E-mail marketing.

O que achou do nosso guia? Ficou interessado na nossa forma de trabalho? Entre em contato com a gente e venha conhecer nossa equipe e tomar um cafezinho conosco! Será um prazer te receber. Aguardamos a sua visita!